Video da Semana

Windows 10 pode bloquear jogos piratas no seu computador

O Windows 10 tem uma nova política de atualização automática que pode dificultar a vida de jogadores de games piratas no PC. Como o sistema operacional simplifica a instalação dos updates na versão Home, ele avisa aos usuários que o sistema operacional poderá impedir o funcionamento de jogos ilegais ou hardwares não homologados pela Microsoft. Veja mais detalhes a seguir:

Microsoft altera política de atualizações automáticas e pode bloquear games piratas no seu computador (Foto: Divulgação/Microsoft)

A novidade consta nos termos de serviço, que o usuário aceita quando instala o Windows 10 e a ferramenta Windows Update. O documento prevê que o sistema pode baixar “atualizações, ou alterações nas configurações, incluindo aquelas que podem impedir você de acessar alguns serviços, como jogos obtidos ilegalmente, ou usar hardware não autorizado”.


Dessa forma, a Microsoft se torna capaz de lançar atualizações de sistema que busquem impedir com que jogos piratas rodem nos computadores dos usuários. Como a versão Home aplica os updates automaticamente, é possível que software instalados na máquina de maneira ilegal sejam bloqueados sem que o jogador se dê conta. A medida teria um impacto considerável nos jogos de PC, afinal, atualmente, a pirataria é mais frequente nos títulos de computador.

Além de incidir diretamente em jogos, e virtualmente outras ferramentas piratas, a nova política de atualizações menciona “hardware não autorizado”. Embora não haja muitos detalhes, a notícia pode ser ruim para quem usa controles de Xbox não licenciados pela Microsoft, já que essas versões genéricas poderiam se encaixar facilmente no conceito de hardware não autorizado.

Além de impedir que games piratas rodem nos PCs, as novas políticas da empresa americana se expandem para outros serviços oferecidos em conjunto com o Windows: suíte Office 365, Outlook.com,Skype, OneDrive, Xbox Live, MSN e Bing também receberam termos de uso atualizados com a nova diretriz.

Via Myce e Softpedia /Techtudo