Video da Semana

Jaqueta com ar condicionado – Só no Japão

Para amenizar o calor do verão japonês e também para contornar a escassez de energia elétrica que o país se encontra devido ao terremoto e tsunami que ocorreu no país em março, que acabou afetando a usina nuclear de Fukushima, uma empresa japonesa resolveu inventar algo inusitado: o Kuchofuku, que significa literalmente ” roupa com ar condicionado”.












 Kuchofuku se tornou um grande sucesso, tanto que a empresa já conta com cerca de 1.000 empresas entre os seus clientes, incluindo fábricas de automóveis, siderúrgicas e empresas de construção. A ideia surgiu depois que o governo japonês reduziu a utilização de energia nas casas e empresas em 15% para evitar apagões.
 A jaqueta possui uma bateria de lítio, que quando carregada totalmente é capaz de funcionar por aproximadamente 11 horas e segundo o presidente da empresa, Hiroshi Ichigaya, a recarga gasta apenas uma fração da energia usada utilizada por um ar condicionado.
Ichigaya diz que a jaqueta realmente consegue manter as pessoas com boa refrigeração devido à circulação de ar que ventila através do colarinho e dos punhos.
 A jaqueta custa ¥ 11.000 (250 reais) e é uma bagatela, considerando que com um ar condicionado convencional, você gastará bem mais a longo prazo. Portanto na minha opinião é um ótimo investimento. Além da jaqueta, a empresa Kuchofukua Co. Ltd. também lançou outros produtos como gravatas, almofadas e até colchões com o sistema de ventilação e ar condicionado embutidos.
 Apesar da ideia já ter sido inventada há um tempo, somente agora ganhou a devida popularidade, como forma de poupar energia devido à crise nuclear de Fukushima. A empresa espera vender 40 mil casacos, almofadas e outros itens refrigerados este ano, o dobro do ano passado.

Veja o vídeo demonstrativo