Mestre das Conversões: os 5 jogos de Mega Drive que fizeram bonito no Master System
Alguns tentavam ser o mais fiel possível, enquanto outros buscavam inovar e apresentar novidades e elementos exclusivos para o nosso querido 8 Bits. Claro que, com capacidades bem inferiores ao do Mega Drive, os desenvolvedores além de competentes, tinham que ser criativos para entregar um jogo de qualidade e não apenas uma “versão preguiçosa para ganhar uns trocados“.
Felizmente o Master System contou com várias adaptações de qualidade, sendo que selecionamos cinco para a apreciação/recordação dos nossos leitores. Aproveitem e comentem sobre as lembranças destes, ou de outros games que não estão nesta lista, na seção de comentários!
Sonic The Hedgehog
O azulão abalou a indústria de videogames quando chegou ao Mega Drive em 1991 – saiba mais dessa história clicando aqui – e alguns meses depois chegou também no Master System, em uma aventura inédita (e não menos impressionante) na plataforma 8-Bits. Bem similar à versão do Mega, ela traz alguns layouts novos para os cenários. O jogo foi desenvolvido pela Sega em parceria com o estúdio Ancient, fundado pelo lendário compositor Yuzo Koshiro (sim, aquele mesmo dos games Shinobi e Streets of Rage) – foi o primeiro trabalho da sua companhia.
Streets of Rage
Um dos maiores clássicos dos jogos de pancadaria 2D, “Streets of Rage” chegou ao Mega Drive em 1991 – mais detalhes do jogo aqui– e logo se tornou um dos preferidos da galera. Mas os donos do Master System só puderam conferir a sua versão 8 Bits apenas em 1993, alguns meses depois da versão do Game Gear ser lançada. Mas a espera valeu a pena, além de oferecer os três personagens principais (infelizmente sem multiplayer simultâneo) e o especial com o policial no carro, adaptou bem os 8 cenários originais e a famosa trilha sonora de Yuzo Koshiro – e com direito a um chefão exclusivo na sexta fase!
Golden Axe
O clássico dos arcades ganhou vida no Mega Drive em 1989 – veja aqui história completa – e alguns meses depois chegava também no Master System. Em sua versão 8-Bits o jogo é apenas para um jogador e há somente um personagem chamado Tarik (com a aparência de Ax Battler) que pode ser selecionado – mas é possível escolher o tipo de magia a ser usada: Fire, Thunder e Earth. Fora isso, a versão é bem parecida com a do arcade/Mega Drive: salve Yuria do terrível Death Adder, que roubou o poderoso Machado Dourado, em um total de cinco cenários. Os gráficos para o padrão do Master System impressionam, com personagens bem grandes e detalhados na tela, assim como os efeitos especiais das magias. Como a versão do Master possui um personagem exclusivo, o final dele também é bem diferente das outras versões, assemelhando-se bastante ao filme “Conan: O Bárbaro” – se você sempre se perguntou o porquê do jogo ter uma impressionante tela de abertura com um guerreiro usando um machado, sendo que no game o personagem usa uma espada, basta chegar ao final da aventura.
Castle of Illusion Starring Mickey Mouse
Não era apenas no Mega Drive que os jogos Disney apresentavam uma excelente qualidade audiovisual. “Castle Of Illusion”, que chegou no Master System um ano depois do seu lançamento original – saiba mais clicando aqui – , é um perfeito exemplo de como se aproveitar as capacidades limitadas de hardware do console: apesar de baseado na versão do Mega, a sua versão 8 Bits apresenta cenários e layouts novos e exclusivos, que não tentam “imitar” o original, e sim criar algo novo de acordo com os limites do aparelho. Sem dúvida, um dos melhores títulos do Master System!
Street Fighter II
“Street Fighter II” foi um dos jogos mais importantes da década de 90, sendo que o Mega Drive contou com dois títulos. O Master System só viria a ter a sua versão em 1997, quando a própria Tectoy desenvolveu o game para o console. Uma curiosidade: para conseguir a licença da Capcom para lançar o jogo, a Tectoy apresentou o título para um representante da empresa, mas escondeu o Master System e deu a ele um controle do Mega Drive. Obviamente ele achou o jogo fraco para um 16 Bits, mas quando viu que estava jogando no 8 Bits, ficou tão impressionado que disse: “Nunca vi alguém aproveitar tanto os processadores do Master System como vocês fizeram“. E assim a Capcom liberou a licença oficial do jogo, que foi lançado apenas no Brasil.
Comente com o Facebook: