Nintendo NX pode focar no mercado de games infantil
Um estudo recente feito pela empresa de pesquisa DFC Intelligence veio trazendo previsões pouco animadoras para o futuro da Nintendo – ao menos para o público mais velho e os fãs de longa data da gigante. Segundo o relatório, a Big N pode ter como alvo o mercado infantil, da faixa de 12 anos ou menos, com seu Nintendo NX.
A previsão, de acordo com a DFC, seria resultado de a Big N sempre ter sido amigável ao público infantil. Mais importante do que isso, porém, é o fato de que tanto o PS4 quanto o Xbox One estão simplesmente ignorando essa fatia do mercado, sendo descrita atualmente como a “geração perdida do console”. Isso, por sua vez, cria um nicho que poderia ser facilmente explorado pela Nintendo, gerando um enorme lucro.
É claro, a companhia que teve o maior sucesso em focar em crianças é a Nintendo
“É claro, a companhia que teve o maior sucesso em focar em crianças é a Nintendo”, previu a DFC. “A Nintendo está atualmente em um modo de espera até que eles possam lançar um novo console, mas a companhia tem uma verdadeira oportunidade de reinventar as bases no espaço de games ao introduzir um sistema fácil de usar que mire a família inteira.”
De volta aos tempos em que games eram simples
Em seu relatório, a companhia também aponta que os consoles da Microsoft e da Sony se tornaram exageradamente complexos para serem operados, principalmente por crianças. Com o NX, por sua vez, a Nintendo buscaria voltaria à simplicidade dos games – algo que acabou se perdendo com as interfaces cheias de opções dos videogames e os longos tempos de carregamento, entre outros fatores.
“A beleza original do negócio de consoles era que uma criança podia apertar um botão e, em segundos, estar jogando games. Na geração atual, esse apelo se perdeu e a urgência de poder jogar games é agora encontrada em aparelhos Apple, no Nintendo DS e até mesmo nos games de PC. É claro, não são apenas crianças que querem entrar e sair dos jogos o mais rápido possível.”
A beleza original do negócio de consoles era que uma criança podia apertar um botão e, em segundos, estar jogando games. Na geração atual, esse apelo se perdeu
Enquanto fazer isso realmente seria algo mais do que bem-vindo para todos os gamers, a questão também deixa em aberto com relação a quão grande seria o foco da companhia nessa área. Caso ela se dedique demais apenas ao público casual e infantil, a Nintendo corre risco de perder de vez seus fãs de longa data, visto que, em sua maioria, estamos falando de um público consideravelmente mais velho.
Uma aposta de risco, mas com grandes recompensas
É extremamente importante notar, aliás, que o foco da empresa no público infantil não vem de hoje – e, não menos preocupante, foi o fato de que isso não foi exatamente benéfico para a companhia. Mas a DFC espera que, dessa vez, o enorme vazio deixado pelas concorrentes seja suficiente para trazer o sucesso à Big N.
“O Nintendo Wii U é o único sistema dedicado remotamente visado para crianças e ele foi um fracasso. Vinte anos atrás muitos observadores casuais de fora viam crianças como o ÚNICO mercado para vídeo games. O fato de que sistemas de console podem prosperar sem mirar uma audiência mais jovem fala muito de como a indústria cresceu. Entretanto, isso também destaca uma enorme oportunidade perdida”, explicou a empresa.
Muitos observadores estão devidamente céticos das chances da Nintendo
Se isso vai dar certo dessa vez? Não há como dizer, por enquanto – afinal, nem mesmo sabemos se essas previsões vão se concretizar. Mas as apostas não estão exatamente a favor da companhia. “Muitos observadores estão devidamente céticos das chances da Nintendo”, explicou a DFC. “Uma pobre execução recente não tem sido encorajadora, mas a oportunidade de virar as coisas está claramente ali.”
Fonte(s)
GamesIndustry/James Brightman
GamesIndustry/James Brightman
Comente com o Facebook: