Video da Semana

Jogando em realidade virtual no PC com baixo custo



Infelizmente ainda não temos disponível por aqui o Oculus Rift ou o HTC Re Vive e, para os gamers de PC, brincar com a realidade virtual ainda depende a espera por estes gadgets. Até lá, tem um jeitinho de ir tendo o primeiro gosto com estes aparelhos, e sem gastar muito!

Para rodar o game, precisamos dos seguintes gadgets e softwares:

Trinus VR, software compatível com Android (no smartphone) e seu aplicativo servidor no computador, compatível Windows XP, 7 ou mais recente (PC)
Vireio Perception (link para download)
Uma plataforma Google CardBoard ou, como no nosso caso, o Beenoculos (R$ 129)

Para jogar, você vai precisar seguir esses passos:

1) Instale o Trinus VR em seu smarphone e o aplicativo servidor no computador
2) Inicie o servidor no PC e o smartphone. Para ativar o modo WiFi, é preciso que tanto o smartphone quanto o computador estejam na mesa rede local.
3) Abra o jogo, porém lembre que o Trinus só é compatível com softwares em modo janela

Opcional: gerando duas imagens diferentes para cada olho

1) Descompacte a pasta do Vireio Perception
2) Injete a DLL no seu game, através do "\Perception\bin\VireioDLLInstaller.exe"
3) Faça os ajustes necessários em cada game. As instruções estão disponíveis no manual do Vireio (nem todo game é compatível) - link para acesso

Antes de você se arriscar a fazer todo este processo, é importante um aviso: muito do que é feito aqui é na base da "gambiarra", através de outros softwares. A possibilidade de incompatibilidade entre algum hardware seu e estes programas, ou mesmo os jogos, é alta.

Outro ponto importante é a conexão do smartphone com o computador. Fizemos via WiFi por falta de um espaço na estrutura do Beenoculus para conectar um cabo na porta USB, porém para garantir uma latência baixa - parte importante da experiência com a realidade virtual - o ideal é ligar através de um cabo o seu celular no computador. Se não houver opção, ao menos busque ficar em um local com boa intensidade de sinal da rede wireless e um bom roteador, bem como uma boa recepção do sinal do smartphone, serão indispensáveis.

Fonte: Adrenaline