Os "Cavaleiros do Zodíaco" completou 20 anos no Brasil
Para homenagear a série, listamos 7 de seus principais momentos
Um dos animes mais bem sucedidos da história faz anos em 2014. Completando duas décadas de transmissão no Brasil e um legado absurdamente marcante para os jovens do mundo, Cavaleiros do Zodíaco segue emocionando. E não somente pelo fato de ainda ter o boneco do Ikki na estante do meu quarto e a camiseta do Shiryu na minha gaveta que afirmo isso, mas por conta de uma série de detalhes, que irei abordar nesse post.
Baseada nos mangás de Masami Kuramada, o grupo dos cavaleiros de bronze formado por Seiya, Shiryu, Ikki, Shun e Hyoga chegou ao Brasil pela já extinta TV Manchete (#Saudades). Apenas aceitando a parceria por causa do contrato publicitário com a empresa de brinquedos Samtoy, mal sabia o canal carioca que Cavaleiros do Zodíaco abriria a porta para animações japonesas no nosso país.
Além de atrair a atenção do público brasileiro para as ótimas produções nipônicas, a série foi capaz de abrir as portas para o mundo dos dubladores – que ganharam forte reconhecimento depois de suas participações no desenho.
Só que chega de enrolação – já que isso não é um episódio de Cavaleiros (eu juro que amo, mas as lutas eram infinitas!) –, e relembre comigo na lista abaixo alguns dos momentos mais marcantes e curiosos do anime!
1 – Erros de dublagem
Ah, os anos 90... Logo que a Manchete comprou os 52 primeiros episódios (que foram transmitidos nove repetidas vezes antes dos capítulos inéditos), o canal teve problemas com as dublagens. Como compraram a exibição mexicana, que já possuía muitas falhas, a série veio com incontáveis erros. O canal Demefo separou uma lista com os principais no vídeo abaixo, contando com falácias do tipo “Ales, o Deus da terra dos mortos” e muito mais.
2 – Abertura do Angra
Depois de algumas aberturas originais traduzidas ou cantadas em inglês, a banda de metal brasileira Angra foi chamada para gravar uma das aberturas mais clássicas da história do anime, quiçá superando Angélica na abertura do Digimon. Veja o vídeo e relembre o emocionante “Saint Seiya!”.
3 – Melhores batalhas
Dificilmente conseguiríamos destacar todas as grandes batalhas de um dos mais épicos desenhos da história, vide a quantidade de blogs especializados que já listaram seus lá 10, 15, 30 melhores momentos de Cavaleiros do Zodíaco. Mas como bom fã, destacarei apenas três (de muitos) dos embates mais inesquecíveis do anime.
- Ikki vs. Shaka
Inesquecível, indescritível, absolutamente perfeita. Pessoalmente, minha batalha favorita e sempre que me pego lembrando do Shaka abrindo os olhos já sinto um arrepio!
- Seiya vs. Shiryu
Uma das primeiras grandes batalhas do seriado, essa cena reúne os dois principais protagonistas cavaleiros de bronze em uma luta – num ringue de boxe – fenomenal.
- Cavaleios de Ouro vs. Cavaleiros de Ouro
Reconhecida como uma das sagas mais promissoras do anime, nosso último destaque vem lá da Saga de Hades. Mais precisamente, a batalha que conseguiu fazer seis cavaleiros de ouro entrar em ação uns contra os outros, resultando no golpe mais legal de Cavaleiros: Exclamação de Atena. Veja aqui!
4 – Fillers que importam
Muitas animações geram séries derivadas que, normalmente não realizadas por seus criadores originais, resultam em conteúdo de pouca qualidade e de baixa expressão. Mas esse não foi o caso da Saga de Asgard. Bonita, bem produzida e com armaduras espetaculares, a saga é lembrada com muito carinho pelos fãs.
5 – Momentos clássicos
- Hyoga e o ~descongelamento~ de Shun
MOMENTO MAIS LEMBRADO DA SÉRIE (FOTO: REPRODUÇÃO)
- Shiryu cegando a si mesmo:
- Seya e Saori s2s2s2 (sério, assistam esse vídeo):
- Shun não conseguindo e Ikki sendo o melhor personagem da história como sempre:
6 – Melhores Personagens
Ikki de Fênix
“Expulso do inferno a pontapés”, o cavaleiro de bronze mais cool da série é demais. Sempre que alguém precisa, ele renasce das cinzas, bate em todo mundo e volta a ficar na boa. Mito.
Shaka de Virgem
Disparado, meu personagem favorito. O cara medita, ganha de todo mundo de olhos fechados e pode tirar todos os sentidos dos seus adversários apenas abrindo os olhos. E é o homem mais próximo de Deus. Vlw Flw.
Shiryu de Dragão
O personagem mais sofrido dos Cavaleiros do Zodíaco e um dos mais legais. O cara ficou cego duas vezes, tem um golpe incrível, foi o único a ser treinado por um cavaleiro de ouro e tem uma armadura linda demais. Shiryu forever! (Vale até o episódio completo).
7 – Piores personagens
Saori Kiddo
Disparado (pela segunda vez), o personagem mais chato do desenho, Saori só atrapalha e faz gente morrer por ela... Olha aqui ela chegando, brilhando e não fazendo nada de muito útil:
Misty de Lagarto
“Como sou forte e bonito. Nada é mais bonito que eu”, LAGARTO, Misty.
Seiya de Pégaso
Dificilmente, o personagem principal é o mais legal nos animes (vide Goku e Vegeta). E Cavaleiros do Zodíaco é o exemplo mais clássico desse dogma dos desenhos: Seiya é o cara mais chato da série inteira. Mesmo assim, ele grita mais alto, fica mais machucado e salva todo mundo no final do dia, resultando em um dos melhores desenhos de todos os tempos.
E, aqui, uma última homenagem ao nosso - não tão querido - protagonista:
Fonte: Revista Galileu
Labels:
Anime