A Nintendo vai apostar em seu “próprio Skylanders” para Wii U e 3DS
E a Nintendo continua com seus anúncios para reverter a complicada situação financeira na qual se encontra. Após o anúncio de dois novos jogos da série Pokémon, a companhia revelou que também vai lançar uma série de bonecos que poderão interagir com seus jogos, algo bem ao estilo Skylanders e Disney Infinity.
A tecnologia em questão está sendo chamada apenas de NFP (sigla em inglês para “Plataforma de Bonequinhos da Nintendo”, em uma tradução livre) e consiste basicamente em uma série de bonecos de Mario e demais personagens da empresa que se comunicam com o Wii U e o 3DS a partir da tecnologia NFC.
No console de mesa, isso será feito diretamente a partir do GamePad, que já possui um leitor desse tipo integrado. Já para a compatibilidade com o portátil, a Nintendo anunciou um periférico dedicado a fazer essa leitura, algo semelhante à base utilizada nos jogos da Activision e Disney.
O presidente da “Big N”, Satoru Iwata, comentou um pouco sobre o projeto e explicou que o NFP não será um acessório de um jogo específico ou coisa do tipo, mas dos próprios consoles. Isso significa que os bonecos podem ser usados em diferentes games que ainda serão lançados e que a Nintendo está empenhada em produzir novos títulos que aproveitem a versatilidade que esses brinquedos podem oferecer.
O curioso é a forma com a qual a empresa pretende usar essas peças no que diz respeito à interação com o sistema. Conforme descrito por Iwata, os jogadores poderão personalizar configurações e armazenar o progresso de cada jogador. Nas palavras do próprio presidente, será possível, por exemplo, “evoluir e treinar seus próprios personagens da Nintendo”. Ao que parece, é a fórmula de sucesso de Pokémon sendo unida à estrutura lucrativa de Skylanders.
A previsão é que os primeiros jogos com suporte ao NFP apareçam durante a E3 deste ano. A empresa prometeu transmitir uma apresentação na manhã do dia 10 de junho, então é bem provável que tenhamos mais detalhes sobre o assunto sendo apresentados lá e mais demonstrações práticas durante o evento.
E não é preciso ser nenhum especialista para saber o quanto esse título vai ajudar a encher os cofres da Nintendo. Basta conferir os últimos balanços divulgados pela Activision e Disney para perceber o apelo desse formato em seus jogos. Agora, adicione a tradição e a base de fãs das franquias da “Big N” e temos uma mina de ouro prestes a ser explorada.
Além disso, há o importante detalhe que o NFP não está sendo anunciado como um jogo, mas uma tecnologia que poderá ser reaproveitada em diferentes títulos. Isso significa que você não vai ficar restrito a um único game, ficando livre de possíveis atualizações ou novas versões, como já acontece com as franquias atuais.
É uma forma inteligente de incentivar o público a comprar os bonecos, pois elas saberão que vão poder usá-los em vários lançamentos — além de ser uma ótima peça de decoração.
Vale lembrar ainda que a companhia já apostou anteriormente em algo parecido com Pokémon Rumble U, mas não obteve muito sucesso. No entanto, com o NFP, a coisa parece ser menos restritiva e com muito mais possibilidades. Vamos trocer.
Eu só espero, do fundo do meu coração, que a Nintendo lance um boneco do Reggie e do Iwata.